O profissional de Sistemas de Informação


A área de tecnologia não para de crescer e assim gera uma forte demanda por profissionais inovadores e capacitados para atuar com modelos computacionais para automação de processos organizacionais suportado por conceitos e técnicas de informática, teoria de sistemas e gestão estratégica. 

Campos de Atuação


O profissional de Sistemas de Informação atua no mercado de trabalho, em empresas de todos os portes, públicas ou privadas, em todos os seguimentos de negócios (indústrias, bancos, prestação de serviços, comércio, terceiro setor, etc.), podendo exercer funções como:
  1. Projetar, adquirir ou desenvolver, implantar e dar manutenção em produtos de software como sistemas de informação, utilitários e outros tipos de programas de computador. 
  2. Planejar e gerir o fluxo de informações geradas e distribuídas por computador, úteis para os diversos níveis hierárquicos de uma organização, na tomada de decisões e no registro e controle das principais variáveis do negócio. 
  3. Implantar e administrar bancos de dados adequados à armazenagem e recuperação das informações. 
  4. Definir configuração de máquinas, redes e equipamentos auxiliares, buscando a melhor relação custo/benefício dos investimentos a serem realizados na área de Sistemas de Informação e Tecnologias da Informação. 
  5. Definir configurações de equipamentos e suas conexões para a comunicação de dados e voz, através de dispositivos tecnológicos gerando uma ligação mais íntima entre computadores e telecomunicações. 
  6. Definir configurações, implantar e administrar redes de computadores, atentando para os aspectos de velocidade e desempenho, de disponibilidade do serviço, de acesso às informações necessárias e da segurança das informações armazenadas. 
  7. Planejar de maneira estratégica os investimentos necessários para a infra-estrutura em Sistemas de Informação e Tecnologias da Informação, buscando obter retorno dos investimentos através da obtenção de diferencial competitivo para os negócios da organização. 
  8. Fazer a prospecção de novas tecnologias da informação e auxiliar na sua incorporação às estratégias, planejamento e práticas da organização. 
  9. Criar, implantar e gerir políticas para o uso eficiente e seguro dos recursos de Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação disponíveis na organização.
  10. Treinar usuários para a correta utilização de programas de computador (sistemas de informação, sistemas operacionais, utilitários, etc) bem como o uso eficiente do computador e suas técnicas operacionais.
Alguns cargos que o profissional de SI pode ocupar nas empresas:
  • Analista de Sistemas/Analista de Negócios em Sistemas de Informação
  • Projetista de Sistemas de Informação 
  • Desenvolvedor de Softwares em geral
  • Administrador de Bancos de Dados
  • Administrador de Redes de Computadores
  • Gerente de Sistemas de Informação/Tecnologia da Informação
  • Auditor de Sistemas de Informação
  • Consultor na área de Sistemas de Informação
  • Empresário na área de Sistemas de Informação/Tecnologia da Informação 
Perfil
O profissional de SI precisa ter condições de assumir um papel de agente transformador do mercado no qual ele será capaz de provocar mudanças, através da incorporação de novas tecnologias na solução dos problemas e proporcionar novos tipos de atividades, agregando:
  • Domínio de novas tecnologias da informação e gestão da área de sistemas de informação, visando melhores condições de trabalho e de vida. 
  • Conhecimento e emprego de modelos associados ao uso das novas tecnologias da informação e ferramentas que representem o estado da arte na área. 
  • Conhecimento e emprego de modelos associados ao diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de projetos de sistemas de informação aplicados nas organizações. 
  • Visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade e nas organizações. 
A área promete muito, mas também é preciso muito empenho.

O que achou? Tem algo à acrescentar?

Até mais.

Um comentário: