Análise do uso de Navegadores na Internet

Observando as estatísticas do blog, podemos observar os navegadores usados pelos usuários que acessam o site. À exatamente 1 ano, observamos que o uso do Firefox era em torno de 39%, ocupando a primeira posição, e do Internet Explorer 7 com 25% em segundo lugar. O Internet Explorer 8 vinha em terceiro com 17%. O Chrome e o Safari eram usados por 6% cada. O Internet Explorer 6 tinha ainda 5% e o Opera 2%.
Com base nessas informações monta-se o seguinte gráfico:




 Um ano depois, notamos que o Firefox continua firme na frente aumentando 2 ponto percentuais. A grande surpresa foi o grande crescimento do Safari, passando para 24%. Notamos também que o Internet Explorer 6 praticamente desapareceu e que o Internet Explorer 7 teve em sua grande parte a substituição/atualização para o Internet Explorer 8. O que surpreendeu também foi o Google Chrome ter diminuído o seu percentual, que já era pequeno, para menos da metade. Há também o aparecimento do novo browser Mozila no indíces.

Através desta análise, percebemos que o Firefox tem grande preferência entre os usuários. Próximo ao Firefox, mas nem tanto, o Safari vem ganhando seu espaço. E com razão já que ele é um dos mais rápidos. O Internet Explorer ainda se mantém com grande percentual. Somando os percentuais das diferentes versões ele passou de 49% para 32% obtendo uma perda significativa. 

Ao meu ver, o Google Chrome oferece maior estabilidade com poucos erros, melhor aparência e organização. O Firefox é o segundo na minha lista, já que possui vários plugins adicionais que permitem fazer várias tarefas. Há também as diferentes personas para personalização, melhores do que as do Chrome. Em terceiro eu fico com o Safari que embora tenho usado pouco, devido a preferência pelos dois primeiros, observei que ele também é muito rápido. O Internet Explorer, ainda muito ruim, é lento, sem muitos recursos e não muito "bonito". Observamos também que o Opera não está nas estatísticas mais que também é uma boa opção de uso.

Não tenha medo de mudar de browser. Faça testes. Se acostumar será fácil caso esse browser seja melhor. Exporte seus favoritos e importe no outro, ou salve tudo online. Hoje em dia é uma tarefa simples de ser feita.

UPDATE

 4 anos após este a criação deste post, muita coisa mudou.

Veja como estão as estatísticas atualmente:



Boa navegação \o/

Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário