Computação nas Nuvens, riscos e praticidade

Projeto de Pesquisa: 

Computação nas Nuvens, riscos e praticidade

  1. TEMA
  2. PROBLEMA
  3. HIPÓTESE
  4. JUSTIFICATIVA
  5. OBJETIVOS
  6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  7. METODOLOGIA
  8. REREFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 



1. TEMA 

Computação nas nuvens, riscos e praticidade.

2. PROBLEMA 

A sociedade está preparada, tanto estruturalmente quanto psicologicamente, para receber a computação nas nuvens?

3. HIPÓTESE 

Os usuários estão pouco preparados para esta revolução da informática, a velocidade da internet em alguns países ainda não é suficiente para que a computação nas nuvens seja implantada, o que tornaria o serviço lento e caro mesmo com a economia que seria feita na parte de hardware. Posteriormente vem o problema da segurança, pois, já que todos os dados estarão em um poucos servidores, todas as idéias mal intencionadas também se dirigiriam a estes, e, se por algum motivo estes servidores parassem de funcionar corretamente, um grande caos seria instalado. A partir daí surge a desconfiança e o receio da sociedade, provavelmente a maior barreira que será enfrentada pela computação nas nuvens, poucos confiariam em deixar suas informações, muitas vezes confidenciais, armazenadas em outro lugar, longe da sua vigilância.

4. JUSTIFICATIVA

A computação em nuvens trata-se de um projeto onde os dados do usuário de computador seriam armazenados em dezenas de servidores pelo planeta, ou seja, o que anteriormente seria guardado no HD do computador passará a ser guardado em um servidor do provedor de serviço. Atualmente, as maiores pesquisas sobre esse projeto vêm de empresas interessadas em exercê-lo (como a Microsoft, Google, Yahoo!, HP, Sun, Oracle, AT&T, Dell e Apple), estas pretendem começar a distribuir o serviço após a crise, uma vez que muitos investimentos sempre surgem após eras tortuosas. Por ser um serviço novo, grande maioria não tem conhecimento nenhum sobre os riscos e as vantagens que ele apresenta, outros poucos apenas já ouviram algo, mas não entendem, ou não se preocupam, pois acreditam que esse serviço jamais entrará em vigor. É importante lembrar que algumas empresas já usam deste serviço, porém em pequena escala, dentro de si própria. Este assunto preocupa e interessa porque engloba a segurança virtual de milhões de usuários pelo planeta. Por isso, um balanceamento precisa ser feito e com todos os benefícios e os riscos informando a população, impedindo também que mitos sejam criados. A primeira questão a ser observada é a aceitação da sociedade, quais serão os métodos de segurança empregados? E se, algum dia o sistema do servidor parasse, para onde iriam todos os dados? De fato, uma grande resistência deverá acontecer, e esta, para ser vencida, precisará de muitos esclarecimentos. A segunda questão é a infra-estrutura. Uma vez que a internet distribuída não seria capaz de suprir toda a demanda. Poucos usuários trocariam a agilidade do seu computador apenas pela praticidade de carregá-lo para onde quisesse. Como pretendem os servidores suprirem este problema? E a terceira e mais contundente questão. Se todos os dados estariam em poucos servidores pelo planeta, então todos os crackers estarão em prol desses mesmos. A vulnerabilidade gerada por esta questão é incontestável. E a mesma precisa ser discutida. Enfim, a computação em nuvens é um assunto novo, mas que promete mudar as diretrizes da Tecnologia da Informação. Ela precisa ser esclarecida pois quando menos se espera o futuro chega e surpreende a todos.

5. OBJETIVOS

5.1 GERAL: Balancear os riscos e benefícios da Computação em Nuvens. 
5.2 ESPECÍFICOS: Esclarecer qual o grau de vulnerabilidade que os usuários ficarão expostos ao utilizarem o serviço da Computação em Nuvens; Evidenciar a revolução que este serviço vai proporcionar; Esclarecer algumas dúvidas sobre esta nova tecnologia; Discutir a respeito das condições de implantação da Computação em Nuvens. 
 
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nos próximos anos deveremos ouvir muito os termos Computação em Nuvens , Cloud Computing e SaaS - Software-as-a-Service . O conceito é claro, cada vez mais as informações estarão disponíveis e mais pessoas terão acesso a essas informações, graças à disponibilização de muitos serviços on-line, muitos gratuitamente, e que devem baratear o preço dos computadores, inclusive, aumentando a presença on-line de pequenas empresas e fornecedores de serviços.[...] (KANARSKI, 2008).
A Computação em Nuvem virá para revolucionar o modelo de computação no mundo, ela trará novas facilidades, portabilidade e irá baratear bastante a parte do hardware do computador além de outras vantagens e desvantagens.
Um problema originado dentro das corporações é o alto custo com Tecnologia da Informação(TI). As organizações de TI gastam hoje 80% de seu tempo com a manutenção de sistemas e não é seu objetivo de negócio manter dados e aplicativos em operação. É dinheiro jogado fora, o que é inaceitável nos dias de hoje, defende Clifton Ashley, diretor do Google para a América Latina. Dentro desse contexto, o PC será apenas um chip ligado à internet, a "grande nuvem" de computadores. Não há necessidade de instalação de programas, serviços e armazenamento de dados, mas apenas os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor) para os usuários. Uma arquitetura em nuvem é muito mais que apenas um conjunto (embora massivo) de computadores. Ela deve dispor de uma infra-estrutura para gerenciamento, que inclua funções como provisionamento de recursos computacionais, balanceamento dinâmico do workload e monitoração do desempenho. [...] (WIKIPÉDIA A ENCICLOPÉDIA LIVRE).
A Computação em Nuvens consiste em que todo o usuário de computador com tal tecnologia e ligado a internet de alta velocidade, armazene todas as suas informações não mais em discos rígidos em sua máquina, mas sim em vários servidores espalhados pelo mundo, que será gerenciado por modernos sistemas de gerenciamento e pelos provedores do serviço.
O Google afirma que o futuro está nas nuvens e dessa forma não seriam necessários grandes requisitos de hardware para os computadores, pois os softwares rodariam no servidor. Assim o preço dos aparelhos ficaria mais barato tornando-os mais acessíveis e gerando grande inclusão digital, principalmente nos países subdesenvolvidos. A Microsoft tem uma visão mais conservadora sobre esse conceito. Ela acredita que grande parte das empresas não trocaria as suas intranets para armazenar seus dados confidenciais na internet, por uma questão de segurança e também por viabilidade técnica, já que provavelmente seus ERPs teriam que ser reescritos em uma linguagem web, por exemplo. [...]” (RENAN, 2008).
Inicialmente esse serviço terá um custo bem elevado, mesmo que o hardware custe pouco, pois empresas e usuários residências terão que fazer altos investimentos em internet de alta velocidade e que sejam estáveis. Atualmente poucas empresas dispõem de um link de internet para suportar tal sistema em nuvem, e o serviço de internet para usuários residenciais no Brasil é muito precário, tanto a móvel como os outros modelos, pois não comportam um número elevado de pessoas conectadas além de não haver um alcance nacional. Também haverá despesas com treinamento e especialização de pessoal para lidar com esse novo modelo de sistema operacional.
Talvez as maiores preocupações sobre a computação em nuvem sejam segurança e privacidade. A idéia de entregar dados importantes para outra empresa preocupa algumas pessoas. Executivos corporativos podem hesitar em tirar vantagem do sistema de computação em nuvem porque eles não podem manter as informações de sua companhia guardadas a sete chaves. O contra-argumento a essa posição é que as empresas que oferecem serviços de computação em nuvem vivem de suas reputações. É benéfico para essas empresas ter medidas de segurança confiáveis funcionando. Do contrário, ela perderia todos os seus clientes. Portanto, é de seu interesse empregar as técnicas mais avançadas para proteger os dados de seus clientes. Privacidade é outro assunto. Se um cliente pode logar-se de qualquer local para acessar aplicações, é possível que a privacidade do cliente esteja comprometida. Empresas de computação em nuvem vão precisar encontrar formas de proteger a privacidade do cliente. Uma delas seria usar técnicas de autenticação, como usuário e senha. Outra forma é empregar um formato de autorização (níveis de permissão) - cada usuário acessa apenas os dados e as aplicações que são relevantes para o seu trabalho. [...] (STRICKLAND)
A privacidade e a segurança na Computação em Nuvem é outro fator preponderante, além da questão de infra-estrutura. Para a real popularização desse serviço é necessário que os provedores provem sua segurança e vulnerabilidade contra crackers, e que nenhuma informação dos clientes possa ser perdida ou extraviada, tanto por fatores naturais quanto por invasões maliciosas.

7. METODOLOGIA

1. TIPO DA PESQUISA: EXPLORATÓRIA
1.1 Observação: Serão analisadas as opiniões de 5 profissionais da área, obtidas por meio de entrevista, bem como o posicionamento de usuários de computador sobre a Computação nas Nuvens através de formulários.
1.2 Entrevista: Será usada como forma de fortalecer a tese. Profissionais como professores da Unimontes e outros de empresas da região são competentes e capazes de esclarecer os objetivos pesquisados.
1.3 Levantamento bibliográfico: Por se tratar de um assunto recente, serão consultados sites, uma vez que estes sempre são os primeiros a serem atualizados.

2. ANÁLISE DOS DADOS
Os dados reunidos pela pesquisa serão utilizados para detectar alguns problemas, apontar algumas alternativas de solução e responder possíveis dúvidas que surgirão após a popularização do projeto Cloud Computing.

3. APRESENTAÇÃO
O trabalho de pesquisa será apresentado através de Artigo Científico devido à possibilidade de haver maior difusão deste perante àqueles que possuírem dúvidas ou interesses de conhecerem a Computação nas Nuvens.

8. REREFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RENAN, Lucas. Disponível em: Programador PHP Acesso em: 21. Jun. 2009.
KANARSKI, Fernando. Disponível em: UnderGoogle Acesso em: 21. Jun. 2009.
Diponível em: Wikipédia A Enciclopédia Livre. Aceeso em: 21. Jun. 2009.
STRICKLAND, Jonathan. Diponível em: Como Tudo Funciona.Acesso em: 21. Jun. 2009.

Desenvolvido Por: Lucas Franklin, Lennon Ramos, Nayara Caetano, Raui Viana

Update: Veja também o artigo sobre Computação nas Nuvens e Virtualizacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário