PC com Windows XP, super rápido e modificado

Eu andei procurando uma forma de deixar o meu Windows Xp mais rápido e também como modificar alguns itens da aparência do Windows, então resolvi postar algumas dicas.

Não vai aumentar a velocidade de uma forma gigantesca, mas vai melhorar alguma coisa. As dicas para aparência proporcionam uma enorme diferença no visual do seu Windows Xp.

Obs.: Nos itens em que é preciso editar o registro faça um backup dele, para se der algo errado você poder recuperar; ou, peça alguém que saiba mexer.

1- Vá nas propriedades da 'Lixeira' e diminua o tamanho para 3% (mín.).
(Essa é menos relevante, mas libera um pouco mais de espaço no HD).

2- Abra propriedades da área de trabalho, na aba área de trabalho, clique em personalizar área de trabalho e desabilite o assistente para limpeza a cada 60 dias. Vai na aba Web, propriedades e desmarcar 'tornar esta página disponível off-line'.

3- Nas propriedades de 'Meu Computador', clique na aba 'Avançado' e depois em configurações. Escolha 'Ajustar para obter um melhor desempenho'. Mas se você não quiser que o Windows fique "feio", marque apenas a 1,2,4 e 5 debaixo para cima.

4- Abra o regedit:
Procure:
HKEY_CURRENT_USER
ControlPanel
Desktop
e do outro lado, procure MenuShowDelay e mude o valor para 50.
Procure WaitToKillAppTime e mude o valor para 4000.

5- No regedit:
Procure:
HKEY_LOCAL_MACHINE
SYSTEM
CurrentControlSet
Control
e do outro lado, procure WaitToKillServiceTimeOut e mude o valor para 4000.

6- Ainda no regedit
O Windows preserva arquivos de biblioteca (.dll) na memória até mesmo depois que o aplicativo foi encerrado. Isto é feito para que, caso o programa seja reaberto, não seja necessário recarregar a dll. Para liberar mais RAM procure:
HKEY_LOCAL_MACHINE
SOFTWARE
Microsoft
Windows
CurrentVersion
Explorer
Crie dentro dela uma nova chave chamada "AlwaysUnloadDLL" com valor 1. Feche o programa e quando o programa for reiniciado as mudanças já estarão funcionando.

7- Abra system.ini:
Adicione as seguinte linhas na seção [386Enh]:
LocalLoadHigh=1
DMABufferSize=64

LocalLoadHigh=1 - Este parâmetro informa ao computador para carregar, por default, tudo que o sistema operacional quiser na memória alta, liberando mais memória convencional (os primeiros 640K).
DMABufferSize=64 - Este parâmetro informa ao computador para deixar o máximo de memória disponível para transferência de dados em DMA, acelerando não só o processo de boot mas o sistema como um todo.

8- Procure com o explorer o arquivo oculto msdos.sys, clique nas propriedades dele e desmarque somente leitura para que você possa altera-lo. Depois abra ele com o Bloco de Notas (ou notepad) e adicione as linhas:
Logo=0
Drvspace=0
Dblspace=0
DisableLog=1   -   Este  comando desativa o logo de carregamento do windows. Se quiser alterar o logo depois não insira esta linha.

Logo=0 - Este parâmetro desliga o “Windows splash screen” durante o processo de boot. Desabilitando-o reduzirá alguns segundos do boot.
Drvspace=0 - Este parâmetro desliga o suporte para discos FAT16 comprimidos com o Drivespace. Uma vez que ninguém mais utiliza este artifício, é seguro desabilita-lo. Desablitando-o não só acelerará seu tempo de boot, como liberará recursos adicionais de memória de seu sistema.
Dblspace=0 - O mesmo que acima, porém para discos FAT16 comprimidos com o Doublespace.
DisableLog=1 - Este parâmetro desabilita o arquivo de log que o Windows cria por default quando está realizando um boot. Desabilitando-o irá reduzir alguns segundos no tempo de boot, e uma vez que ninguém verifica nada no arquivo de log mesmo (ainda mais quando o sistema está estável), não irá fazer falta.
AutoScan=0 - Esta linha desabilita o scandisk automático que é executado se o sistema não for desligado através da opção de “desligar (shutdown)” do windows. Infelizmente este parâmetro parece não funcionar com o Windows Me.

9- Uma outra forma para acelerar o carregamento do windows é baixar o programa Bootvis.
Ele organiza a ordem de carregamento dos arquivos deixando da forma mais rápida.

10- Modificando aquele nome Iniciar pra você poder colocar o seu nome ou qualquer outro:
Com o Reshack, abra o arquivo explore.exe na pasta windows. Vai na pasta string table e depois em 37. Clique em 1046 e do lado você verá onde está escrito Iniciar entre aspas, edite a palavra e clique em compile script. Clique em File e save as, e salve como explorer2.exe.
Feche o Reshack e abra o regedit e procure:
HKEY_LOCAL_MACHINE
SOFTWARE
Microsoft
Windows NT
Current Version
Winlogon
e do outro lado, procure Shell e mude o valor para explorer2.exe
Feche o Registro e abra o gerenciador de tarefas (ctrl+alt+del), vá em processos, procure explore.exe e clique em finalizar processo e depois em sim. Vá em Aplicativos, Nova Tarefa, digite explorer2.exe dê enter e pronto. Se você fez tudo certo, a barra estará com o nome Iniciar alterado.

11- Modificando a tela  carregando windows xp (somente se você não a desativou la em cima):
Baixe o programa bootskin, depois procure alguns temas no site dele. Muito fácil de usar. Você pode pegar um na pasta onde ele foi instalado e editar à sua maneira.

12- Tem alguns técnicos que mudam a imagem das propriedades de 'Meu Computador'. Se quiser mudar, procure o arquivo oculto oemlogo na pasta system32 do windows e edite essa imagem. Você também pode modificar o oeminfo.ini colocando seus dados.
Mas se não tem nada e você gostaria de colocar seu nome e uma imagem, abra o bloco de notas e coloque o código abaixo:
[General]
Manufacturer=O seu nome
Model= o que vc quiser
[Support Information]
Line1= Coloque o que quiser
Line2= Coloque o que quiser
Line3= Coloque o que quiser

Depois de editar à sua maneira, salve como "oeminfo.ini" na pasta C:\WINDOWS\System32
Para colocar imagem, ela deve ter tamanho 120x120 e extensão bmp, crie no paint e salve como "oemlogo.bmp" na mesma pasta.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário